Quer realizar o sonho de comprar a casa própria? Saiba que você pode usar o valor do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), para contribuir com o valor do seu financiamento.
É importante ressaltar que, existem algumas regras básicas e pré-requisitos, sobre o uso do FGTS na compra de um imóvel que você precisa se atentar.
Como usar o FGTS:
Dentro do financiamento imobiliário há três principais formas de utilização do FGTS: na entrada, como amortização do valor da dívida e também para reduzir o valor das parcelas.
Usando o FGTS como entrada:
Essa é a forma mais recorrente do uso do FGTS. É muito comum pedirem no mínimo 20% do valor do imóvel na entrada, e o restante é financiado. Então, se você tem os pré-requisitos, utilize o FGTS como forma de pagamento da entrada do imóvel.
Amortização no valor da dívida:
Essa estratégia consiste em diminuir a dívida total da compra. A vantagem dessa opção é a redução do pagamento de juros, uma vez que, essas taxas são calculadas pela instituição financeira sobre o valor total financiado.
Assim, quando você adianta uma parte do financiamento e amortiza do total do saldo devedor, por consequência o peso dos juros mensais no seu bolso diminui, além de você diminuir o tempo de financiamento também.
Redução do valor das parcelas:
Aqui a redução do valor das parcelas funciona com a utilização de uma quantia do valor do FGTS mês a mês para abatimento de parte da parcela do financiamento.
Não havendo redução dos juros pois a dívida continua igual, ao invés disso, há um "alívio” no valor que você vai pagar na parcela mensal.
Quem pode usar o FGTS?
Pode usar o valor do FGTS para compra de imóveis, quem trabalhou por um período mínimo de três anos com carteira assinada, somando-se os períodos trabalhados, consecutivos ou não, na mesma ou em empresas diferentes. E mesmo que tenha ficado alguns meses ou anos sem trabalhar, poderá ter acesso pelo tempo de contribuição somado.
Lembrando também, que o comprador não pode ter outro financiamento em aberto no Brasil, não pode ser proprietário de outro imóvel e deve ser o dono legítimo do imóvel que será financiado.
Quais os pré-requisitos?
Comprador:
Imóvel:
Quais imóveis podem ser comprados?
O saldo do FGTS só pode ser sacado para a compra de um imóvel de caráter residencial, casas e apartamentos prontos para morar ou ainda em construção.
Gostou da matéria? Nos conte lá no Instagram! @paulorobertoleardi
Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail